sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mais Educação


Em mais uma mesa da manhã, Jaqueline Moll, do Ministério da Educação, falou sobre o Programa Mais Educação, do Governo Federal.

Foi elaborado em 2007 para fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar, com atividades socioeducativas.

É desenvolvido pelo Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Esporte, da Cultura, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia; e mais a Presidência da República e a Secretaria Nacional da Juventude. “O programa será implementado por meio do apoio à realização, em escolas e outros espaços sócio-culturais, de ações sócio-educativas no contraturno escolar, incluindo os campos da educação, artes, cultura, esporte, lazer (…)”, diz o documento onde está descrito o Mais Educação.

E vai além: quer mobilizar as crianças, adolescentes e jovens “para a melhoria do desempenho educacional, ao cultivo de relações entre professores, alunos e suas comunidades, à garantia da proteção social da assistência social e à formação para a cidadania, incluindo perspectivas temáticas dos direitos humanos, consciência ambiental, novas tecnologias, comunicação social, saúde e consciência corporal, segurança alimentar e nutricional, convivência e democracia, compartilhamento comunitário e dinâmicas de redes.”

Em 2008, o Governo previu a implantação do Mais Educação em 47 municípios. Em um primeiro momento, o Programa terá foco em capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de 200 mil habitantes e 1.966 escolas.

Leia o Programa Mais Educação completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário